quarta-feira, 2 de junho de 2010

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo..." - reunião em 27/04/2010


resumo da palestra do dia 27 de abril, ministrada pela psicóloga Anne Mary Meneses.
Naquela abençoada tarde de terça-feira, ouvimos o relato emocionado de uma filha e serva do Deus vivo, que logo confessou a sintonia que sentiu ao ouvir os louvores que entoamos antes da palestra.
"Grande é o Senhor e mui digno de louvor!"
É assim que Anne reconhece o Senhor de nossas vidas, aquEle que nos convida a tomar a nossa cruz e O seguir.
Anne Mary compartilhou conoscou uma experiência que viveu durante 14 meses em que enfrentou situações de dor, medo, abatimento e busca por compreensão, mas em que nunca perdeu a fé em um Deus que ampara, que não abandona, que nos segura pela mão direita e nos diz:
"Não temais; estai quietos, e vede os livramentos do Senhor, que hoje vos fará!"
(Ex 14:13)
Há mais de um ano, Anne recebeu a notícia de um acidente motociclístico sofrido por seu esposo, cuja maior consequência imediata fora a fratura de uma das pernas. A partir daí, com a evolução dos exames médicos solicitados, foi descoberta a existência de um linforma. Diante de tantas "surpresas" e em busca de compreender o que estava acontecendo, a psicóloga "correu" para a Palavra e encontrou resposta no seguinte versículo:
"Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo"
(1 Pe 4:12)
Como é de seu costume, Anne relata em um caderno de orações todas as suas angústias, suas orações e as respostas que ela recebe de Deus. Esta é uma forma muito rica e disciplinada de manter-se em intimidade com o Senhor, bem como de relembrar Seus grandes feitos em nossas vidas. Nos momentos de tristeza, ela recorre ao caderninho e relembra as grandes obras de Deus em sua vida e de sua família. Isso a fortalece, pois, é como nos ensina a Bíblia: "Devemos trazer à memória aquilo que nos traz esperança!"
Diante daquele diagnóstico, Anne Mary encontrou um versículo que a sustentou desde aquela época até os dias de hoje, além de ajudá-la de "manter a sanidade", como ela mesma disse. Esse passou a ser o lema de sua vida:
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
(Mt 6:34)
Em meio a ansiedade, expectativas e frustrações, Anne Mary experimentou da infinita graça de Deus ao perceber a presença constante de médicos, amigos, pastores, todos muito amáveis, solícitos e companheiros. Assim, em todo o tempo, ela pôde sentir o consolo do Espírito Santo e a certeza de que Deus estava "falando" com ela, dando-lhe direção, entusiasmo, paz e contentamento. Ô, glória, esse é o nosso Deus! É o Deus que conhecemos, que nos conhece, que é bom e cujas misericórdias são infinitas e se renovam a cada manhã!
Nesse período, Anne Mary relata, com muita gratidão, que milagres e fatos maravilhosos também aconteceram. Com uma "comunicação on line" com Deus, ela e seu esposo foram sempre sustentados por Ele. O casal foi abençoado com a notícia de que seriam avós pela primeira vez. O culto doméstico foi restabelecido em seu lar, semanalmente. E mais: ele não sofreu nenhum efeito colateral proveniente da quimioterapia, como está escrito no Salmo 41, versículo 3:
"O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama."
Ainda nessa época, Anne sofreu outras perdas, como a de seu pai e de sua amada cunhada. Mas, em todos os momentos, foi sustentada e fortalecida pelo Senhor, como, aliás, Ele tem feito desde o seu nascimento e, certamente, fará até os dias de sua velhice:
" Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei;
eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei."
(Is 46: 3,4)
Amadas, temos muito o que aprender com esse exemplo: disciplina, gratidão e, acima de tudo, descansar e confiar em Deus! Nós também podemos experimentar dessa infinita graça, gozar da intimidade com o Senhor e aprender, dia após dia, a viver pela fé! E lembrando sempre:
"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,
mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
(João 16:33)

2 comentários: