quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Parábola do Semeador - reunião em 18/05/2010

"Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."
(Marcos 4:3-9)
Na última terça-feira, 18 de maio, Rose nos levou a refletir em cima da "Parábola do Semeador" do Evangelho de Marcos, mas que também aparece nos Evangelhos de Mateus e Lucas.
Em muitas situações, Jesus comunicava-se com o povo em forma de parábolas, a fim de que as pessoas pudessem entender, através de exemplos e comparações, a verdadeira mensagem do Evangelho o qual ele pregava. Na Parábola do Semeador, o Mestre dos Mestres nos leva a refletir sobre nosso papel como cristãs. Será que a semente do Evangelho que um dia foi semeada em nossos corações está crescendo em solo fértil? Ou cresce em meio a espinhos, sufocada, para depois morrer? Ou caiu em boa terra, vingou e cresceu, dando muitos frutos?
Será que a dúvida, o medo, a descrença, as tribulações têm roubado a semente que um dia fora plantada em nossos corações? O que podemos fazer para que sejamos um terreno fértil? Ler a Bíblia e congregar são as respostas, pois já sabemos que "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus". (Rm 10:17).
Sim, Jesus nos orienta a que congreguemos com os irmãos. Juntos, aprendemos com a experiência uns dos outros, crescemos na fé. Por isso é tão importante nos reunirmos para ouvir a Palavra do Senhor, embora também saibamos que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Portanto, onde quer que estejamos, levamos Deus conosco. Os ensinamentos e as atitudes de Jesus devem ser imitados por nós, a fim que o Seu brilho possa resplandecer em nós, amém?
E jamais esqueçamos:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."
(2 Tim 3:16, 17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário