sábado, 28 de agosto de 2010

"Simples oração, simples vida" (reunião em 24 de agosto)



“A vida não precisa ser complicada. Jesus não morreu para isso. A complicação rouba a alegria.” Bem resumidamente, essa foi a mensagem que assimilamos com a palestra da pregadora norte-americana Joyce Meyer, a qual assistimos em DVD na última reunião das Estrelas do Senhor, em 24 de agosto. Acredito que TODAS de nós que estávamos presentes recebemos o “recado de Deus” e nos identificamos com alguma ou muitas das colocações que foram expostas.

Se é verdade que nós, mulheres, temos uma certa tendência para “complicar as coisas”, NÃO é verdade que precisamos aceitar esse conceito para nossas vidas, amém? Como fazer isso? Joyce Meyer nos mostra: “Devemos orar por todas as coisas, sem nos estressar com nada”. Nós podemos mudar uma situação simplesmente mudando de atitude, adotando um novo jeito de pensar sobre ela.

Se, tantas vezes, somos nós que assumimos inúmeros compromissos, enchendo nossas agendas de obrigações e afazeres, então, como podemos desfrutar a vida? Se você não gosta da sua agenda, mude-a! Afinal, foi você que a montou assim. Para sermos simples, precisamos “focalizar”, não ter uma mente dupla. “A oração sincera é uma oração simples, cheia de fé”, ensina Joyce.

Você está satisfeita com sua vida de oração, Estrela?

Joyce Meyer diz que “precisamos orar do princípio ao fim, mas também precisamos cuidar de nossas coisas." Ela sugere, então, que tenhamos um momento especial e profundo de oração ao Senhor (de manhã ou de noite), mas que mantenhamos uma oração simples durante todo o dia.”

“Orai sem cessar.”

(1 Ts 5:17)

Vejamos o plano de salvação, por exemplo. É simples. “É tão simples que, às vezes, as pessoas ‘espertas’ não conseguem entendê-lo!”, constata a pregadora, lembrando-nos que, para herdarmos o Reino dos Céus, precisamos ser como crianças.

“Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, não entrará nele.”

(Lc 18:17)

Também devemos praticar a nossa fé. Se nós fomos feridas, precisamos ser superiores a isso. Não importa o que esteja acontecendo, não podemos deixar as circunstâncias nos abater!

Às vezes, ficamos ressentidas com as pessoas que levam a vida de uma forma simples porque não conseguimos viver assim. Lembremos o exemplo das irmãs Marta e Maria, narrado na Bíblia. Marta mostra-se incomodada porque trabalha enquanto Maria fica sentada, conversando com Jesus. Então, o Senhor lhe diz:

“Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

(Lc 10: 41,42)

Joyce Meyer nos apresentou algumas dicas que podem nos ajudar a simplificar nossos objetivos:


1) limpe os “entulhos”! Mantenha o seu ambiente organizado e livre das “pilhas” (de livros, revistas, roupas...). Seguramente, o ambiente nos afeta bem mais do que podemos imaginar;


2) ore para Deus lhe ajudar a discernir sobre o que você precisa guardar e com o que realmente deve se preocupar. Quanto ao resto: “Deixe para lá...”


3) aprenda a dizer “não”. Muitas vezes, não temos como ser “responsáveis” pela alegria dos outros, e sim, pela nossa própria alegria. No livro de Êxodo, a Bíblia nos narra o episódio em que Moisés estava sobrecarregado ao ter que resolver e julgar todos os problemas daquele povo, desde a manhã até de tarde. Até que Jetro, seu sogro, lhe aconselha:


“Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;”

(Ex 18: 17-19)


E o sogro de Moisés ainda lhe orientou que escolhesse homens capazes para ajudá-lo em sua missão. Então, amadas, aprendamos com esse exemplo: se estamos cansadas, devemos pedir ajuda primeiramente a Deus e, depois, delegar tarefas a pessoas que possam nos ajudar.


4) aprenda a fazer uma coisa de cada vez e de acordo com o dom que Deus lhe deu. Não tente ser “polivalente”.


“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”

(Rm 12: 4-8)


5) seja grato a Deus pelo que tem e pelo local em que está. “Deus quer abençoar as pessoas gratas”, assegura Joyce. A murmuração não ajuda em nada. Pelo contrário: ela aborrece ao Senhor.


6) abandone o que precisa ser abandonado: a inveja, a murmuração, o cansaço, os sentimentos feridos, a condenação. Lembre-se:


“o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

(Rm 14: 17)


Então, queridas, vamos ter uma vida simples e livre em Cristo, amém???

Nenhum comentário:

Postar um comentário