terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Construindo nossos sonhos" (reunião em 10 de agosto)

"Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?"

(1 Sm: 1-8)

Na última terça-feira, 10 de agosto, a missionária Rosa Carvalho levou a Palavra para a reunião das Estrelas do Senhor e tivemos a oportunidade de meditar sobre esta passagem da Bíblia. O texto relata uma época em que não ter filhos era considerado uma maldição para a mulher estéril. A despeito do coração de Elcana pertencer a Ana, ela sofria por não poder gerar filhos e ainda era humilhada por Penina, a segunda esposa de seu marido. Talvez Ana questionasse ao Senhor o porquê da sua esterilidade, uma vez que Ele mesmo assim a formara.

Ana era uma mulher de oração, que vivia na casa do Senhor e buscava-O sempre. Se Ana era uma mulher temente a Deus, por que ela tinha que passar por todo aquele constrangimento diante de sua rival Penina? Da mesma forma, amadas, quando questionamos certas situações em nossas vidas e nossos relacionamentos, devemos buscar primeiramente a Deus. Quando estamos diante de um problema, essa situação deve ser vista como uma "arma" que nos faça buscar ao Senhor, para que fortaleçamos nossa fé e vejamos Deus manifestar Sua infinita graça mesmo através da nossa dificuldade.

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

(1 Ts 5:18)

Segundo Rosa, os problemas acontecem em nossas vidas para que nós aprendamos a "saltar". "Se não aprendermos a saltar, nós iremos parar sempre que aparecer uma muralha. Então, Deus coloca as muralhas diante de nós para que aprendamos a saltar!". Deus quer nos ensinar saídas!

E como nos fortalecemos e devemos reagir diante das "muralhas"? Conhecendo e guardando a Palavra do Senhor em nossos corações, assim como fazia Ana. "Conhecer a Palavra de Deus é uma coisa, mas usá-la em nosso favor, pela causa do Reino, é outra coisa", explica a missionária.

Muitas vezes, uma "luta" surge em nossas vidas até mesmo para que nos "lembremos" da dor e sejamos mais solidários ao próximo. Se nós desejamos ser "usadas por Deus", precisamos saber ser necessárias para uma pessoa que esteja passando por dificuldades. Temos que estar prontas para estender a mão. "Todas nós temos o privilégio, todos os dias, de servir, de agradar e de ser útil na obra do Senhor", amém? Mesmo que seja para um alguém de "temperamento difícil". Rosa nos ensina que, muitas vezes, as pessoas mais angustiadas e sofridas são aquelas que vêm a ser mais amorosas e receptivas para receber o amor de Deus.

Naquele momento, Ana sofria a dor por não poder gerar filhos. E o que nós não podemos gerar nos dias de hoje? Nós podemos gerar ons relacionamentos, oportunidades, trabalho, podemos gerar qualquer coisa. Ana precisava gerar filhos para que se sentisse inserida no contexto social de então. A exemplo de Ana, nós também podemos nos sentir "estéreis" quando sentimos que não temos nada para oferecer da palavra do Senhor. Mas, a Bíblia diz:

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."

(Mc 16:15)

"Toda criatura", amadas, pode ser a pessoa que está ao nosso lado, nosso próprio marido ou filho. E mesmo que você ache que seu marido, por exemplo, é muito "duro de coração", tenha uma certeza: "se seu marido é duro de coração é porque Deus quer trabalhar primeiro em você", acredita Rosa. Se você é essa semente que precisa ser lapidada, saiba que toda semente precisa morrer para poder renascer. Temos que aprender a servir, a renunciar à nossa própria vontade, muitas vezes. Ana, por exemplo era muito amada, mas ela não sentia esse amor. Ela era humilhada e essa humilhação causava-lhe dor. Por causa dessa situação, Ana se sobrepôs à sua dor.

Todas nós temos dificuldades, mas temos a chance de tratamento e cura no Senhor. Ana precisou estar no altar de Deus para se sentir curada, para ter força para superar sua dificuldade. Ela chorava aos pés do Senhor, exatamente como nós devemos fazer diante das nossas tribulações.

"E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado;"

(Mt 8: 16-18)

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

(Is 53: 4,5)

Quando Isaías anunciou sua carta (acima), ainda não havia nada "escrito". Jesus ainda não tinha vindo e o profeta já O anunciava. Assim devemos fazer com nossos projetos e sonhos: anunciá-los, mesmo que eles ainda não existam. Através de uma dinâmica com papeis em branco amassados, estes papeis foram comparados aos nossos sonhos, às vezes amassados e destruídos pelos outros. Mostre-os ao Senhor. Assim como Ana, que tinha o sonho de ser mãe e um projeto de vida: colocar uma nação no mundo. Ela chorou ao Senhor. Faça como ela: busque primeiramente a Deus! Não aceite, não deixe que as pessoas destruam seus sonhos! Lembre-se: Ninguém pode destruir nossos sonhos! Creia no Senhor, e diga: "Nossos sonhos não serão frustrados!". Em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário