terça-feira, 5 de outubro de 2010

Testemunho de fé e coragem (reunião em 21 de setembro de 2010)

O que você faria se fizesse uma lista de pedidos bem detalhada a Deus e a resposta viesse totalmente diferente daquilo que foi desejado? Tipo: você disse para o Senhor que desejava muito casar, mas que queria um marido moreno, rico, forte, corpo atlético... Mas, o homem que Deus lhe mandou como marido era careca, magro, muito branco e... Presidiário?!?!?!? Você perderia a fé? Acharia que Deus não entendeu seu pedido? Ou que estava lhe "castigando" por algo?

Se você está achando muito estranha essa suposição, saiba que ela é totalmente real. Trata-se do testemunho de vida da missionária Moza Barroso, que esteve uma tarde conosco nas Estrelas do Senhor, em 21 de setembro. Moza é essa mulher que, após converter-se a Jesus Cristo e afirmar de todo coração que a vontade do Senhor seria soberana em sua vida, viu-se diante de uma situação de total temor e obediência a Deus.

Um dia, assistindo ao noticiário na TV, deparou-se com a imagem de um ex-namorado da adolescência sendo preso, acusado de ter cometido crimes crueis. Naquele exato momento, em vez de sentir raiva ou medo, a missionária "sentiu" Deus lhe mandando orar por aquele homem. Assim ela fez. Juntamente com uma amiga, encheu-se de coragem e decidiu visitá-lo na prisão.

Movida por um sentimento difícil de explicar e de entender, Moza passou a visitá-lo periodicamente, submetendo-se a todas as revistas, humilhações e
riscos por que se passa ao adentrar em um Instituto Penal. O que começou como um gesto de obediência logo virou amizade e, em seguida, veio um pedido de casamento. Ela aceitou e eles se casaram. Dentro do presídio. Ela engravidou, seu filho nasceu, e seu marido continuava preso e assim permaneceria por ainda mais sete anos.

Talvez, amadas, qualquer uma de nós tivesse desistido diante de situação tão difícil, quase impossível. Aquele homem havia sido condenado a 74 anos de prisão! O que fazer diante desse veredito? Moza orou e creu no Senhor. Ela se lembrou de uma passagem no Evangelho de João, capítulo 5, em que um paralítico esperara por um milagre durante 38 anos!

"E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava."
(João 5:5-9)

Da mesma forma que aconteceu com aquele paralítico e com o marido de Moza - que se converteu a Cristo, cumpriu sua pena e, enfim, foi liberto -, o nosso milagre tem um dia agendado por Deus. Creia! "Quando Jesus entra na situação, tudo tem jeito", afirma Moza.

Enquanto isso, Estrelas, devemos nos perguntar o que Deus quer nos ensinar diante de nossas lutas. Em tudo há um propósito e um ensinamento. Pode ser para curar um enfermo, para libertar um cativo ou para nos livrar de uma ansiedade, da idolatria ou do nosso individualismo. Ou para que aprendamos a ter domínio próprio e a valorizar as nossas vidas. Deus sabe. Ele cuida de nós nos mínimos detalhes. Segundo a missionária, Ele "tira o nosso foco e coloca o foco dele em nós"!

O testemunho de Moza Barroso é muito forte, mas é um testemunho de fé e transformação de vida. "Deus pega o que não presta e transforma em um vaso precioso", exemplifica a irmã, referindo-se ao seu marido - hoje um pastor de vidas e servo do Senhor!

Moza sofreu situações difíceis e humilhantes, de medo e solidão, mas nunca desistiu. Ela acreditou que seu marido "teria jeito", sim. Hoje, ele é um homem grato a Deus por tudo e em tudo. Ela, uma mulher de fé e que prega a outras mulheres que, por muito menos, pensam em desistir do seu casamento ou de sua vida. E nos deixa um recado:

"Não desista! Creia que tudo pode mudar e melhorar. O nosso Deus é um Deus que recicla, quem joga fora é o homem!"

Amém, queridas! Vamos aprender com essa lição de vida, coragem, fé e intimidade com o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário