sábado, 18 de setembro de 2010

Bíblia, nossa companheira


Em todas as nossas reuniões e conversas, sempre enfatizamos a importância de se ler a Bíblia, de conhecer este "manual" que o Senhor deixou para que conhecêssemos a Sua vontade para nós. Mas, e por quê? Qual a importância disso? Qual o impacto que a Palavra tem sobre nossas vidas? Devemos, realmente, confiar em tudo que ali está escrito? E como fazer para entendê-la? Essas e outras dúvidas puderam ser esclarecidas no nosso último encontro das Estrelas do Senhor, dia 14 de setembro.

Naquela tarde, Rose nos apresentou um "resumo" da Bíblia. Trata-se de um livro sagrado, escrito por cerca de 40 homens, ao longo período de aproximadamente 1.600 anos. Ela é formada por 66 livros, divididos entre o Velho Testamento (escrito antes de Cristo) e o Novo Testamento (depois de Cristo).

Apesar de inúmeras tentativas, nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Ao contrário. Ao longo da História e das pesquisas, tem sido possível confirmar acontecimentos como o dilúvio, a divisão do Mar Vermelho, entre outros milagres divinos. Se pararmos para refletir, as pessoas que mais criticam a Bíblia são, na verdade, aquelas que nunca a leram.

E você, amada? Como avalia as Escrituras Sagradas? Como um livro difícil, compreensível apenas para teólogos e historiadores? Ou como fonte de sabedoria e esperança? Você acredita, verdadeiramente, que a Bíblia pode mudar sua vida? O que você pensa a respeito? Será que temos permitido que a Palavra do Senhor penetre em nossos corações e nos transforme?

Para a Estrela Alice, "a Bíblia é como um alimento; assim como a gente come todos os dias, temos que ler as Escrituras todos os dias".

Para isso, temos que, primeiramente, crer e pedir ao Espírito Santo que nos faça entender a Bíblia, pois ela é um livro diferente. Suas palavras são vivas e atingem as profundezas da alma:

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."
(Hb 4:12)

Mas, não basta ler por ler. Ou apenas estudar, de forma racional e sem fé. Se assim fosse, todos os teólogos e historiadores que estudam a Bíblia seriam convertidos a Jesus, e isso não é verdade.

E então, Estrela? Como é a sua fé? Firme na rocha, para resistir às tentações e às tempestades? Ou é construída sobre um base de areia, que se desmorona diante da primeira crise e dificuldade?

Se você se propõe a conhecer a Bíblia, siga os passos:

1) Estude com o coração aberto;
2) leia diariamente, com disciplina, obediência e amor que tem pelo Senhor;
3) ao ler, pense, reflita e traga os ensinamentos para sua vida;
4) estude por assunto, compare os textos, leia devagar;
5) ouça, pare um pouco. Talvez Deus esteja falando com você através de uma palavra e você nem perceba...

Afinal, por que devemos estudar e compreender a Bíblia?

1) porque irá fortalecer nosso discernimento;
2) irá nos capacitar e desenvolver físico, mental, moral e espiritualmente;
3) irá nos afastar das tentações e nos fortalecer para superar hábitos destrutivos;
4) irá encher nosso coração de misericórdia, amor e perdão;
5) irá nos ensinar a descansar em Deus, trabalhando em nossa ansiedade;
6) ganharemos razão para viver, pois recebemos respostas que preenchem o vazio de nossas almas.

Cada uma de nós tem uma função específica no mundo e para Cristo. Todas nós temos dons diferentes. Qual é o seu? Deus quer te usar e te mostrar para que a criou!

Reflita:

"Por que deveríamos crer na história bíblica, aceitar os ensinos bíblicos, confiar nas promessas das Escrituras e ser governados pelos mandamentos das Escrituras? Porque as Escrituras são o discurso escrito de nosso Criador. Assim disse o Senhor. A vida de fé e obediência é, portanto, alicerçada no conhecimento de que aquilo que as Escrituras dizem Deus diz. E Cristo não é, verdadeiramente, Senhor do coração de um ser humano até que as Escrituras tenham se assenhorado da mente e da consciência dele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário