quinta-feira, 22 de julho de 2010

Realidade x Verdade (Reunião em 20/07/2010)


Com muita simplicidade e, ao mesmo tempo, profundidade, nossa amada Estrela Claudete Sabino ministrou aos nossos corações, na última terça-feira (20/07), sobre "Realidade x Verdade". Tivemos uma "aula" sobre as diferenças entre o que vivemos em nosso cotidiano e aquilo que Deus nos promete através de Sua Palavra, a Bíblia.

A realidade é aquilo que nossos olhos veem e onde nossos pés pisam. Apesar de "concreta", a realidade é incerta. Porque nosso dia-a-dia é repleto de incertezas. Nós até podemos planejar, fazer uma agenda ou projetos para determinado ano, por exemplo, mas a certeza vem do Senhor. Os "parênteses" em nossas vidas (a perda de um emprego, a morte de um ente querido, uma tempestade, a vontade do outro...) podem atrasar ou mesmo impedir a realização de nossos sonhos.

"A realidade é a verdade do ocorrido", define Claudete. É o momento em que podemos ensinar, ouvir, dialogar, declarar ao próximo: "Conte comigo!"; "Você consegue!". Mas, pensando bem, como podemos fazer declarações se, muitas vezes, nem mesmo nós temos a capacidade de realizar algo?

A realidade exige que tenhamos compromisso e comprometimento. É quando planejamos e persistimos, quando expomos nossas perspectivas e realizações. É, também, o momento em que precisamos ter equlíbrio nas nossas emoções. Afinal, um líder de sucesso tem que ser equilibrado. De que adianta ser bem-sucedido, próspero, ocupar um cargo de liderança se os seus exemplos e atitudes não inspirarem a confiança de seus liderados? É um contra-senso.

E o que é a verdade? A verdade é o próprio Jesus. Assim ele diz:

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João 14:6)

"E a verdade de Deus é vida", diz a preletora. E vida em abundância, podemos acrescentar (fazendo referência a João 10:10).

A verdade é que Jesus contou com poucos, mas com poucos que tiveram compromisso em suas atitudes e ações. E nós, Estrelas? Temos tido compromisso e comprometimento em nossas vidas? Temos procurado honrar o nosso Deus? Temos procurado seguir os Seus ensinamentos? Temos procurado ajudar, amparar o irmão necessitado, falar do amor de Jesus por todos nós?

"Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade."
(Sl 41:11)

Bem mais que meramente religiosas (pois o religioso é apenas ouvinte, segundo nos mostrou Claudete), temos que ser cristãs praticantes da Palavra. Para que, conforme a Neyliane nos ensinou na reunião anterior, as pessoas possam "ver" Deus através das nossas atitudes de amor para com o próximo, através de nossa retidão e nosso caráter.

Ainda dentro do contexto da Verdade, o respeito mútuo prevalece e a convivência com a família é salutar. Lembremos que é lá, no seio familiar, que se encontra o nosso primeiro e principal ministério. Se pretendemos ser "imitadoras de Cristo", que o façamos, primeiramente, junto aos nossos, aos de casa, amém?

Agora, diante desses dois cenários (realidade x verdade), o que é a vida mundana, então, conforme a observamos nos dias de hoje? Claudete nos apresenta:

"A vida é alegria passageira, repleta de medo, dúvida, falta de fé; traição, arrogância, negativismo, más companhias, falsidade, sofrimento, negócios ilícitos."

É essa a vida que queremos, amadas? Claro que não! Precisamos crer, pela fé, que a vida verdadeira está na eternidade. E que podemos começar a viver essa eternidade desde já. Como? Primeiramente, precisamos aceitar e proclamar que Jesus é o único e suficiente salvador de nossas vidas. E que, caminhando com ele, teremos vida eterna e abundante.

Ao final, Claudete deixou alguns outros versículos para refletirmos:

"Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade."
(Sl 5:5)

"Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno."
(Pv 5:5)

"Melhor é que não votes do que votares e não cumprires."
(Ec 5:5)

"Porventura não me temereis a mim? diz o SENHOR; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão."
(Jr 5:22)

"Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR, pois eles voltarão da terra do inimigo."
(Jr 31:16)

"Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação."
(Is 12:2)

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"
(Mt 5:5)

"E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."
(Rm 5:5)

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;"
(Mt 5:10)

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."
(Sl 51:10)

"Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam."
(Sl 9:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário