terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"O peso da influência da mulher" (Estrelas em 09 de novembro)

Estudo apresentado por Marília Aguiar

As mulheres possuem uma grande capacidade para influenciar outras pessoas, positiva ou negativamente. Será que não foi por isso que a serpente dirigiu-se primeiro a Eva, no jardim do Éden?

Quando Deus criou a mulher para ser a companheira do homem, disse que a função dela seria a de “uma auxiliadora que lhe seja idônea”. (Gn 2:8) Com sua influência, ela pode ajudar o marido a tornar-se santo ou não. Ela pode ser uma pedra que lhe sirva de degrau rumo à santidade, ou uma pedra de tropeço, que lhe dificulte essa caminhada.

Por causa dessa grande capacidade que a mulher tem de influência sobre as pessoas, vemos algumas advertências aos homens no livro de Provérbios:

"Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus; Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida."

(Pv 2:16-19)

Outras referências: Pv 5; Pv 6: 20-35

"Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará."

(Pv 6: 32-33)

Salomão foi o rei que teve o maior acervo de bens: honras, riquezas, sabedoria, oportunidades, potencial, herança material e espiritual. No entanto, as maiores tentações que enfrentou e que o levaram a pecar vieram de algumas das mulheres estrangeiras com quem casou. Por isso, Deus lhe advertira que não se casasse com elas. Veja 1Reis 11.4: “Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses...

Quando uma mulher deixa de exercer uma influência positiva sobre o homem, as conseqüências podem ser muito graves.

E se Eva, ao ser tentada por Satanás, tivesse obedecido a Deus e usado sua influência para advertir a Adão sobre aquele erro? Nesse caso, ela não foi a “auxiliadora idônea” que Deus desejava, pois deixou de exercer uma influência positiva sobre o marido.

E se Bate-Seba tivesse dito “não” à sugestão de Davi para cometerem adultério? Uma tragédia teria sido evitada. (Ver 2 Sm)

Essa verdade tem um outro lado, como podemos verificar na descrição da mulher virtuosa (Provérbios 31). Interessante notar que a primeira característica de sua virtude é: “o coração do seu marido confia nela” (Pv 31:11) A base dessa confiança é o que lemos no versículo 30:

Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor essa será louvada.

A Bíblia apresenta exemplos muito significativos de mulheres santas que exerceram influência sobre homens:

- A esposa de Manoá, mãe de Sansão (Jz 13).

- Rainha Ester (Ester 7).

- Joquebede, mãe de Moisés, Arão e Miriã (Miquéias 6:4).

- Ana, mãe de Samuel (1 Sm 12.18).

- Abigail, que exerceu poderosa influência sobre Davi (1 Sm 25).

- Débora, profetisa e juíza, que incentivou Baraque a lutar contra os inimigos de Deus (Jz 5.7)

- Certa mulher de má fama teve um dia, à hora do almoço, um encontro pessoal e decisivo com Jesus. O testemunho de sua vida transformada foi tão poderoso que toda cidade de Samaria sentiu o impacto dele! (João 4).

E hoje, toda mulher precisa entender e assumir o peso dessa influência que pode exercer, e que lhe é dada por Deus. Depois, precisa tomar a decisão de influenciar positivamente todos os homens que cruzarem seu caminho, para que eles se tornem ou sejam mais santos. E também deve orar com fervor nesse sentido. Lembrando que o exercício dessa influência deve ser sempre segundo o Espírito Santo.

Que responsabilidade! Que oportunidade! Que privilégio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário