quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Movimento Nova Era" (Estrelas em 23 de novembro)

Estrelas amadas

Durante duas semanas do mês de novembro, nós abordamos um assunto muito intrigante, que costuma gerar dúvidas e questionamentos os mais diversos: o "Movimento Nova Era (MNE)". Trata-se de um termo usado para descrever uma mistura de práticas, filosofias e crenças fundamentadas no espiritualismo moderno, no humanismo secular e nas religiões místicas, vindas do Oriente - principalmente o hinduísmo.

Nós, cristãs, precisamos conhecer e estar atentas ao significado desse movimento, suas implicações e sutilezas. No dia 23 de novembro, a Rose introduziu o tema e apresentou sua origem e história, sempre amparada em versículos bíblicos. Vejamos:

"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma."
(Dt 13:1-3)

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."
(Mt 24:24)

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?"
(2 Co 6: 14,15)

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras."
(2 Co 11: 14, 15)

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."
(2 Pe 2: 1-3)

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora."
(1 João 2:18)

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada."
(1 Tm 4:1-5)

"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos."
(Judas 3)

Nesse primeiro momento, vamos acompanhar a transcrição do estudo apresentado pela Rose. Na próxima postagem, apresentaremos o relato da enfermeira Ana Lúcia Correia, que, no dia 30/11, nos falou de sua experiência quando ainda era praticante de gnose. Atualmente, convertida a Jesus Cristo, ela dá um lindo testemunho de libertação e salvação.

Que o Senhor nos proteja e nos guarde, a nós e a nossa casa, de todas as armadilhas do inimigo de nossas almas. Em nome de Jesus!
********************************
O "Movimento Nova Era (MNE)" advém da crença, oriunda da astrologia, de que o mundo passa por eras, e que em cada era surge um novo Messias, conhecido por Avatar. Afirmam que já passamos por tês eras: Touro (Egito), de 4304-2154 a.C., cujo Avatar foi Faraó; Carneiro (Israel), de 2154-4 a.C., cujo Avatar foi Moisés, e Peixes (Cristianismo), de 4 a.C., cujo Avatar foi Jesus - e estamos prestes a entrar numa nova era, a de Aquário, que irá de 2146-4296 d.C., cujo Avatar será Lord Maytreia. Após a era de Aquário, surgirá a era de Capricórnio. Afirmam que a era de Peixes é a menos evoluída, embora seja a última na sua própria escala de evolução.

ORIGEM E HISTÓRIA
O MNE, da forma como se apresenta hoje, surgiu na década de 1960, apontando como prova o surgimento do musical HAIR e sua canção mais conhecida - Aquarius -, que divulgou amplamente os conceitos que fazem parte da mensagem do MNE. Ressalte-se que, nessa época, surgiram os hippies - jovens, na maioria, que adotaram um estilo de vida nada convencional, como forma de protesto ao sistema vigente (vide Woodstock).

Sua ideologia, porém, nos remete ao Jardim do Éden (Gn 3:1-9), e sua origem está diretamente ligada à Sociedade Teosófica - fundada por Helena Petrovna Blavatsky, em 1875, em Nova York, baseada no espiritismo e no hinduísmo. Helena era uma médium, filha de um militar ucraniano. Casou-se aos 16 anos com um general, mas o abandonou três meses depois e passou a percorrer o mundo buscando "conhecimento e sabedoria". Atualmente, a sede da Sociedade Teosófica fica em Pasadena (EUA).

Essa sociedade prega a formação de uma religião universal - pois todas têm verdades comuns -, bem como a criação de um núcleo de fraternidade universal e a investigação das leis não-explicadas da natureza e dos poderes do homem.

Embora entrelaçada em todoas os campos da atividade humana - literatura, música, teatro, filmes, novelas, terapias alternativas, educação, história em quadrinhos, horóscopos, cristais, pirâmides, ecologia e alimentação -, a Nova Era é um movimento difícil de ser identificado. Isso porque não tem um corpo organizado, estrutura religiosa, princípios doutrinários escritos ou um líder visível. No entanto, está conquistando pessoas em todos os segmentos sociais, pois tem atividades para todos os gostos e preferências. Cativa as crianças diante dos jogos eletrônicos ou da TV. Fascina empresários com seminários de auto-ajuda para seus empregados. Atrai a atenção da juventude com a meditação transcendental, disciplinas orientais ou literaturas aparentemente inofensivas.

FILOSOFIAS E PRÁTICAS
O MNE crê, principalmente, em duas grandes ideias:
1. Deus é uma energia cósmica.
2. A humanidade é divina.

A principal razão do crescimento surpreendente que o MNE teve nos últimos anos foi trazer a ideia maravilhosa de que você pode ser o deus de seu próprio destino, que existe uma energia ilimitada dentro de você. Você precisa descobrir o "Eu Superior" que dorme no seu interior. Se souber fazê-lo, segundo os adeptos do MNE, não precisará mais do Deus apresentado pela Bíblia, já que Deus não passaria de uma "Energia Superior" que pode estar em você ou nos recursos da natureza: sol, lua, estrelas, cristais, pirâmides, terra, árvores ou água. Tudo é Deus e Deus é tudo.

Acreditam ainda que o Deus do Cristianismo vai desaparecer na Era de Aquário. Pregam um mundo sem Deus, pois acreditam que cada homem é Deus, numa tentativa de fuga do juízo divino.

Podemos encontrar características da Nova Era em vários segmentos difundidos por todo o mundo, como teologia gay, seicho-no-iê, holística, gnose, yoga, ecumenismo, reiku, vodu, ecologia, astrologia, maçonaria, rosa-cruz, meditação e outros.

PRINCIPAIS LÍDERES
- Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891): fundadora da Sociedade Teosófica.- Alice A. Bailey (1849-1880): estabeleceu o verdadeiro alicerce do MNE e é reconhecida por muitos como sua sacerdotiza. Deu continuidade aos trabalhos da teosofia, tendo sido sua terceira presidente.
- Marilyn Ferguson: socióloga, autora do best-seller "A Conspiração Aquariana", lançado em 1980. O livro investiga uma nova mentalidade, inevitável, irreversível, que toma conta do mundo.
- Fritjof Capra: físico e escritor que desenvolve trabalho na promoção da educação ecológica. Defensor da teoria holística, que vê o mundo como indissociável, onde o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo.
- Benjamin Creme: Escócia (1922). É considerado o "João Batista" do "novo "cristo": Lord Maitreya.- David Spangler: considerado o profeta da Nova Era.
- Shirley McLaine: respeitada atriz de cinema e dançarina. Ë conhecida como a musa da Nova Era, e considerada um fenômeno do movimento. Ninguém mais que ela tem contribuído para o seu avanço. Apoia, na Califórmia, a Vila Uriel, uma espécie de retiro onde se pode escolher entre meditar, regredir a séculos passados ou tentar a cura de doenças por meios de sons e cores. Afirmou que "somos todos partes de Deus, e Deus é parte de nós. Nada pode ficar entre Deus e nós. Nós somos um. Eu sou Deus."
NO BRASIL
- Lauro Trevisan: padre licenciado, autor de vários livros como "O poder infinito de sua mente", "Aquarius - a nova era chegou", "Jesus - precursor e anunciador da nova era" e "O poder interior".- Lair Ribeiro: neurolinguista e escritor de vários livros de auto-ajuda.
- Paulo Coelho: escritor, músico, jornalista. A partir de 1970, iniciou os estudos sobre magia, ocultismo e alquimia, ficando conhecido como "O mago". Autor de inúmeras obras, como "As Valquírias", "Brida", "Diário de um mago", "O alquimista", dentre outros.
- Carmem Lúcia Balhestero: promove o MNE através de vídeos. Fundadora da Fraternindade Pax Universal, tem como guia Saint Germain, uma misteriosa figura de um alquimista francês que apareceu em diversas épocas.
- Luiz Antonio Gasparetto: médium, psicólogo e apresentador de rádio e da Rede TV. Afirma incorporar o espírito de até três pintores famosos ao mesmo tempo, passando a pintar obras como as duas mãos e os dois pés, simultaneamente.
- Mirna Grizich: conhecida como a "guru dos cristais" desde 1980. Apresentadora de programas de rádio ligados a músicas da Nova Era.

INSTITUIÇÕES MUNDIAIS INFLUENCIADAS PELO MNE
- Clube de Roma: fundado em 1968, com o objetivo de estudar a raça humana. Uma de suas conclusões é que a humanidade precisa urgentemente de um governo mundial único e centralizado.
- Maçonaria: organização secreta/ocultista, adepta do monismo e do auto-conhecimento como plano de salvação dos maçons.
- ONU e Unesco: Em 1948, no artigo Unesco: Its Purpose and its Philosophy (Unesco: Seu Propósito e Sua Filosofia), Sir Julian Husley, o primeiro diretor-geral daquele organismo, explicou que "a filosofia geral da Unesco deveria ser um humanismo científico mundial, global em sua extensão e evolutivo na sua prática... para ajudar no surgimento de uma cultura mundial única...". O Secretário-Geral ds Nações Unidas, Kofi Annan, declarou que "o conceito de soberania nacional está sendo redefinido e deverá ser colocado de lado. Num avanço rumo a uma religião mundial, as Nações Unidas estenderam seu papel de manutenção da paz para o território espiritual".
- Greenpeace: paz verde (a natureza como fonte da paz mundial). Objetiva despertar uma "consciência planetária" no mundo.
- Conselho Mundial de Igrejas (CMI): principal organização ecumênica cristã em nível internacional, fundada em 1948, em Amsterdam, Holanda. Com sede em Genebra (Suíça), o CMI congrega mais de 340 igrejas e denominações em sua membresia. Criticada por denegrir a doutrina em favor do ecumenismo.
- Planetary Citizens: deperta a "consciência planetária" dentro dos grupos do MNE.
REFUTAÇÕES BÍBLICAS
Jesus
Nova Era: Um dos Cristos, junto com Hermes, Buda, Zoroastro e Orfeu. Cristo usou o corpo de Jesus, não podendo ser aceito como único filho de Deus. Cristo é distinto de Jesus, que só foi Cristo após o batismo. Lord Maytreia será mais poderoso que Jesus.
Bíblia: Jesus e Cristo são dois nomes que se completam numa mesma pessoa. Jesus nasceu como Cristo (Lc 2:11, 26; Jo 1:41, 11:25-27; Mt 16:13-16). Única manifestação de Deus como carne )Jo 1:1-3, 14, 3:16, 8:58, 14:8-10).

Monismo
Nova Era: Tudo é um. Toda a realidade é um todo cósmico. Tudo faz parte de um único Deus; o homem, o universo, a Terra, o tempo, os animais e etc.
Bíblia: O Deus bíblico é pessoal, Pai de amor, a quem os cristãos chamam de "Aba Pai" (paizinho). Ver Rm 8:15; Gl 4:6.

Panteísmo
Nova Era: Tudo é Deus (Lc 17:21). Não se admite Deus formando todas as coisas. Deus é apenas o "princípio transcendental supremo", o "logos cósmico". O Deus bíblico não existe.
Bíblia: A Bíblia nega que tudo seja Deus. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança, como parte distinta do Criador. Como pode algo infinito ser finito? Ver Gn 1:37, Mt 4:17.

Pecado
Nova Era: O homem não é pecador e não precisa de salvação ou perdão. O problema é ignorar sua divindade. Precisa de iluminação para reconhecer sua divindade.
Bíblia: O problema do homem é o pecado. O homem tem pecado contra Deus (Rm 3:23-26), e por conta disso necessita de salvação (Rm 5:18-21, 6:23).

Reencarnação e Carma
Nova Era: Lei da causa e efeito, ação e reação. O mau carma (erros cometidos) produzirá futuros castigos. A reencarnação e a transmigração da alma são os meios de purificação do carma até chegar ao nirvana (céu).
Bíblia: Nega a reencarnação (Hb 9:27). Jesus ensinou a regeneração, o novo nascimento (Jo 3:3-7), e que seremos ressurretos no último dia (Lc 14:14; Jo 6:39)

Oração
Nova Era: Nega a eficácia da oração, preganndo o uso de cristais, pirâmides, meditação e música própria.
Bíblia: O cristão deve orar. Jesus ensinou os discípulos e, por conseguinte, todos nós, a orar (Mt 6: 9-13).

Redenção de Cristo
Nova Era: Declara que a redenção por Cristo é perniciosa e inútil.
Bíblia: A base da redenção é o sangue de Cristo (Mt 26:28; Ef 1:7; Jo 1:7-9).

CONCLUSÃO
É preocupante o avanço do ocultismo oriental no Ocidente. Existe um abismo entre as duas culturas. Lamentavelmente, mais gente do Ocidente tem se curvado às práticas ocultistas do Oriente do que gente na Índia, por exemplo, se converte fé cristã. É preciso ratificar e transmitir a ideia de que temos a melhor mensagem, pois pregamos o Cristo vivo entre nós. A responsabilidade é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário